top of page

1 – HINO

Ref.: Ó Santa Luzia pedi a Jesus / que sempre nos dê / dos olhos a luz.

 

Aplaudamos todos com muita alegria os feitos heroicos de Santa Luzia.

 

Eis a virgem sábia, pura e vigilante Une a fé às obras, ama a Deus amante.

 

2 – ORAÇÃO INICIAL

PRES:      Ó gloriosa virgem e mártir Santa Luzia, abençoada desde a mais tenra infância e cheia da graça do Senhor, que vos fez digna habitação do Espírito Santo:

TODOS: Nós vos suplicamos, ó nossa protetora, que nos alcanceis da Santíssima Trindade um fervor todo especial para celebrar em vossa honra esta novena.

 

PRES:      Ó Santa Luzia, inflamada do ardor da divina caridade, vos empenhastes em servir e amar a Deus até possuí-lo pelo martírio.

TODOS: Que também nós consigamos, pela vossa poderosa intercessão, amar e servir a Deus perfeitamente aqui na terra e gozar de sua divina presença eternamente no céu. Amém.

 

3 – INTENÇÕES

PRES:      Nós vos saudamos, ó Santa Luzia, templo predileto da Santíssima Trindade, vós que tão bem imitastes a candura e a pureza de Maria Santíssima:

TODOS: Alcançai-nos, por sua intercessão, a castidade do corpo e da alma, a fim de conseguirmos entoar eternos louvores a Jesus, nosso Salvador.

Ave Maria...

 

PRES:      Ó gloriosa mártir, Santa Luzia, que tão destemida professastes vossa fé, ficando fiel às promessas do batismo:

TODOS: Obtende-nos igual coragem e valor, para fazermos honra ao título de cristãos. Dai-nos uma fé viva e socorrei-nos sempre, principalmente na hora da morte.

Ave Maria...

 

PRES:      Santa Luzia, nossa excelsa protetora,

TODOS: Lançai um olhar complacente sobre o santo padre o Papa, sobre os nossos bispos e sacerdotes, sobre os que se preparam para o sacerdócio e sobre nosso povo. Socorrei-nos em todas as nossas adversidades corporais e espirituais.

Ó Santa Luzia, não desampareis os que em vós confiam.

 

PRES:      Rogai por nós, ó Santa Luzia.

TODOS: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

PRES: Senhor Deus, nosso Pai, que vos dignastes iluminar com o esplendor da verdadeira fé e ilustrar com a coroa do martírio a vossa virgem Santa Luzia:

TODOS: Concedei a nós, vossos servos e servas, que pela sua intercessão, livres da cegueira da alma e do corpo, possamos mais seguramente, contemplar as coisas do céu.

 

PRES:      Deus com milagres extraordinários recompensou vossa virtude e vossa fé. Assim, fostes constituída protetora contra as doenças dos olhos.

TODOS: Nós vos recorremos, para que protejais nossa vista e cureis a doença de nossos olhos. Preservai a nossa visão para que possamos contemplar as belezas da criação.

 

PRES:      Ó Santa Luzia, vós que preferistes sofrer o martírio antes de negar a fé e manchar a vossa alma;

TODOS: Conservai-nos também a luz da fé pela qual possamos conhecer e amar a Jesus, compreender os seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para conosco, servir no seu reino de justiça e de paz, e nunca errar o caminho que nos conduzirá aonde vós, Santa Luzia, vos encontrais, na companhia de Deus, dos anjos e santos. Santa Luzia, protegei nossos olhos e conservai a nossa fé. Amém.

 

4 – HINO

Ref.: Ó Santa Luzia pedi a Jesus / que sempre nos dê / dos olhos a luz.

 

Desprezou o mundo, glória e vã riqueza. Hoje luz na glória, a celeste mesa.

 

Ó Santa Luzia, vosso nome é luz. Vossa vida exemplo, que a Jesus conduz.

 

 

 

Novena de Santa Luzia

bottom of page